Resistência aos antibióticos

19 de maio de 2021 0 Comentários

O USO INCORRETO DE ANTIBIÓTICOS É UM DOS FATORES QUE TORNA AS BACTÉRIAS MAIS RESISTENTES AOS MEDICAMENTOS

As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos. Mas, se o uso de tais medicamentos é feito de forma incorreta, tais microrganismos podem se tornar resistentes e, no futuro, será muito mais difícil combatê-las.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde global e à segurança alimentar.

nfecções como pneumonia, tuberculose e gonorréia estão se tornando mais difíceis de tratar, o que provoca hospitalizações mais longas, maiores custos médicos e aumento da mortalidade.

Ainda que a resistência a antibióticos ocorra naturalmente, o uso indevido desses medicamentos está acelerando o processo.

COMO AS BACTÉRIAS SE TORNAM RESISTENTES AOS ANTIBIÓTICOS?

Segundo o Ministério da Saúde, interromper o uso do antibiótico antes do tempo recomendado pode tornar as bactérias resistentes ao medicamento. Muita gente para de tomá-lo assim que os sintomas, como dor e febre, desaparecem. Porém, se o paciente suspende o uso neste momento, apenas as bactérias mais fracas são eliminadas.Além disso, o uso indiscriminado e repetido de antibióticos faz com que muitas se tornem resistentes ao tratamento. Como não são combatidas pelo remédio, transmitem a imunidade para suas bactérias descendentes, provocando colônias de germes geneticamente modificados e resistentes.

COMO USAR ANTIBIÓTICOS DA FORMA CORRETA?

Nunca use antibióticos sem a indicação de um profissional de saúde, como médico ou dentista. Siga à risca as orientações de uso, como a dose prescrita, os horários corretos de tomada da dose e a duração do tratamento.

Se os sintomas tiverem melhorado, não pare o tratamento antes do prazo indicado do tratamento. Além disso, não use antibióticos fora do prazo de validade, pois podem não fazer efeito e causar resistência bacteriana.

Por fim, preste atenção ao armazenamento correto dos medicamentos. Guarde-os em locais que corresponda à temperatura indicada na bula. Evite guardar sobras de antibióticos em casa, pois a quantidade restante geralmente não é suficiente para um novo tratamento.

Referências:

Ministério da Saúde. Uso correto de antibióticos.

World Health Organization. Antibiotic resistance.

Centers for Disease Control and Prevention.

How Antibiotic Resistance Happens.

#cuidado #saude #farmacia #medicamentos #assistenciafarmaceutica #napharmactem

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.