A homeopatia como um tratamento para a sua saúde

27 de julho de 2021 0 Comentários

A homeopatia é o primeiro assunto que vem à mente de algumas pessoas quando se fala em farmácias de manipulação. Essa é uma percepção incompleta, já que as farmácias de manipulação preparam praticamente todos os tipos de produtos para a saúde, desde cosméticos e suplementos até hormônios, antibióticos e outros medicamentos de usos controlado. Os medicamentos homeopáticos, portanto, são apenas alguns dos produtos que as farmácias de manipulação preparam.

Mas, mesmo que não se norteie apenas para a medicina alternativa e complementar, faz sentido conectar a homeopatia às farmácias de manipulação, afinal, a maior parte dos produtos homeopáticos é mesmo preparada nesses estabelecimentos.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre a homeopatia? O próprio tratamento homeopático gera dúvidas em quem o desconhece. Então, nada mais justo do que quem entende o assunto explicar, não é verdade?

Descobrindo suas funções

A homeopatia é uma especialidade que baseia os tratamentos na administração de doses mínimas e dinamizadas de um medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular uma reação orgânica. Enquanto a alopatia busca eliminar um sintoma, a homeopatia utiliza substâncias que o agravam levemente, fazendo com que o corpo se fortaleça para combatê-lo.

Nesse sentido, o tratamento homeopático foca no indivíduo e não na doença. Assim, busca restabelecer a saúde de quem realiza o tratamento, promovendo um estímulo para que o organismo promova a autocura, de maneira não-agressiva.

Para ter acesso à homeopatia, você precisa procurar por especialistas que utilizem essa opção terapêutica. Atualmente, existem diversas especialidades na área da saúde como médicos e até veterinários homeopatas.

As formulações homeopáticas são preparadas para cada paciente de forma única, a partir de uma receita. As farmácias de manipulação trabalham essas fórmulas e são os únicos permitidos por lei a preparar medicações personalizadas.

Saúde em equilíbrio

Segundo os princípios da homeopatia, a doença é uma perturbação da energia vital, então as doses de medicações homeopáticas são capazes de restabelecer esse equilíbrio, promovendo assim a sua própria cura.

História

A homeopatia surgiu em 1796 e foi criada por um médico alemão chamado Samuel Hanehmann.

O termo homeopatia designa o método terapêutico baseado na lei natural de cura similia, ou seja, o semelhante será curado pelo semelhante. Para isso, seu criador estabeleceu quatro princípios. Conheça todos eles abaixo:

Lei da Semelhança

A lei do semelhante indica que as substâncias que são capazes de ocasionar determinados sintomas em um indivíduo sadio podem estimular a cura em indivíduos que estão doentes e apresentam os mesmos sintomas ocasionados.

Experimentação no homem sadio

Também chamada experimentação patogenética, homeopática ou pura, é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para elucidar os sintomas que irão refletir sua ação.

Doses Mínimas 

Em suas experimentações, Samuel Hahnemann identificou que, ao iniciar o tratamento com doses elevadas, era percebido um agravamento dos sintomas. Por isso, ele passou a diluir as soluções e homogeneizá-las.

Medicamento Único

Princípio que se refere à experimentação dos medicamentos. A técnica aponta que, para identificar os efeitos de cada doença, é preciso que seja feito um estudo isolado dos efeitos.

Por isso, a homeopatia também tem a ver com a individualização da saúde. Afinal, existe uma variedade muito grande de soluções que podem ajudar no tratamento das diferentes necessidades de cada pessoa.

Antes de dar início ao tratamento, contudo, faz-se necessário o acompanhamento de um profissional de saúde habilitado. Afinal, é ele quem acompanha as suas necessidades de perto e pode oferecer uma visão mais detalhada sobre o tratamento adequado para o seu problema.

Para entender mais sobre esse assunto, você pode contar também com o farmacêutico homeopata da farmácia de manipulação de sua confiança. Ele é um profissional de saúde e estará disponível para solucionar as suas dúvidas.

Fonte: saudeindividualizada.com.br

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.